Antes e depois da disciplina de Metodologia da CI

Método Científico

Copiado de Wikipedia.

Foi relativamente difícil criar uma proposta para ingressar no curso de Mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Tive que voltar a estudar por conta própria Metodologia de Pesquisa Científica, mas, a princípio, apenas me detive no formato de apresentação da proposta de pesquisa. Na época fiquei relativamente orgulhoso pelo resultado que me permitiu o ingresso na Faculdade de Ciência da Informação como aluno regular. Porém, após as primeiras aulas na disciplina de Metodologia da CI com a prof.ª Sofia e o prof. André Lopez eu percebi que não estava mais tão orgulhoso assim. Aliás, um comentário bastante comum entre os alunos que também tinham feito a proposta de pesquisa sem ter feito esta disciplina era que não entendia como não enxergava antes tantos problemas no projeto.

A prof.ª Dra Sofia Galvão Baptista e o prof. Dr. André Porto Ancona Lopez apresentou uma proposta diferente para a didática da disciplina de Metodologia em Ciência da Informação: uma construção de uma proposta de dissertação, promovido pela orientação da prof.ª Sofia na primeira parte do curso, e uma desconstrução provocada pelo prof. André na segunda parte. Posteriormente percebemos que essa desconstrução foi gerada pelas nossas próprias reflexões sobre nosso projeto, que possuía brechas ainda imperceptíveis em nossa primeira visão imatura.

A primeira parte do curso com a prof.ª Sofia apresentou conceitos fundamentais para a construção inicial de um projeto de pesquisa de mestrado. Esses conceitos resultaram em uma melhor percepção do ponto central do problema através da construção de uma pergunta que norteia a minha pesquisa (ver Pergunta Principal). O problema que é estudado e a justificativa da proposta também foram melhor formulados com uma visão a dar uma contribuição à Ciência da Informação. As contribuições obtidas nessa primeira parte do curso levaram até a uma ligeira mudança nos objetivos específicos da pesquisa.

Enfim, essa primeira parte do curso ajudou a estruturar o projeto de pesquisa, o que resultou nas informações apresentadas em área específica deste blog.

A partir da segunda parte do curso de Metodologia da CI, o prof. André Lopez utilizou recursos como vídeos e blogs e alinhou a uma dinâmica de tarefas que favorecia o debate. Nessas tarefas, o conhecimento do trabalho de pesquisa dos demais alunos era fundamental. Isso sem falar no pulso forte no que diz respeito a atenção as especificações de cada tarefa. Isso desperta os alunos para trabalhar o mau costume da falta de organização que normalmente leva à entrega de trabalhos incompletos e/ou fora do prazo. Com uma turma bastante heterogênea, foi natural abordar questões que até então não fazíamos em nosso projeto. Isso levou àquela desconstrução prometida inicialmente na apresentação do curso.

Acredito que a utilização de blogs na dinâmica de aula tenha sido a inovação que mais contribuiu para uma mudança na minha própria metodologia de estudos. O ato de escrever um pouco a cada dia (mesmo em uma linguagem natural, que é diferente da escrita em textos científicos) sobre textos variados e sobre o nosso projeto e a contribuição provocada pelos debates entre os alunos da turma derivou respectivamente na criação deste blog e no aperfeiçoamento da minha proposta de pesquisa para a dissertação de mestrado.

A disciplina de Metodologia em Ciência da Informação mostra-se como uma disciplina fundamental para a realização de qualquer pesquisa proposta na Faculdade de Ciências da Informação da UnB. Entretanto, as dinâmicas apresentadas neste curso foram essenciais para uma melhoria substancial na forma de como fazer ciência. Utiliza-se a construção conjunta e a contribuição de pessoas distintas com participações ativas através de um debate construtivo. Com isso, não é só o pesquisador que ganha; todos ganham!

Uma resposta para “Antes e depois da disciplina de Metodologia da CI

  1. Muito bom. Estou na etapa inicial, estudando e delimitando assuntos.
    Pretendo fazer a seleção do mestrado na UnB para 2015… Alguma dica com relação a cronograma, prazos das etapas?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *