Metodologia

O trabalho proposto é dividido em duas fases. A primeira trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória (GIL,2002) em livros, artigos, periódicos e documentários que utilizem a Mecânica Quântica como meio para explicações de fenômenos observados em sistemas macroscópicos. Essa pesquisa fornecerá exemplos de contribuições existentes que serão analisados a fim de estimular a compreensão dos fenômenos observados e compor um embasamento para interpretação e contextualização do tema na Ciência da Informação.

A segunda fase se trata de uma pesquisa explicativa (GIL, 2002) de caráter analítico buscando aprimorar fundamentos através de uma abordagem teórica sobre um campo específico do conhecimento da Ciência da Informação. Nesta fase propõe-se identificar a relação entre as contribuições observadas na pesquisa bibliográfica com a Teoria Geral da Arquitetura da Informação proposta por Lima-Marques (2011), procurando contextualizar a definição de Informação Quântica dentro da disciplina de Arquitetura da Informação.

Referências:

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas ed. São Paulo: [s.n.], 2002.

LIMA–MARQUES, M. Outline of a theoretical framework of Architecture of Information: a School of Brasilia proposal. In: BEZIAU, J.-Y.; CONIGLIO, M. E. (Eds.). Logic without Frontiers: Festschrift for Walter Alexandre Carnielli on the Occasion of His 60th Birthday. London: [s.n.], 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *