Problema

Existe uma discussão sobre o conceito de informação na Ciência da Informação.  Alguns autores traduzem o termo a um contexto específico para facilitar a compreensão do tema abordado. Além disso, Floridi (2004) elenca 18 problemas sobre Informação. Alguns desses são observados no nível ontológico. Crnkovic e Hofkirchner (2011) analisaram esses problemas e perceberam que  nos últimos dez anos eles não foram completamente resolvidos, mas a tendência tem sido observar a natureza da informação no meio ontológico.

Alinhado a isso, a Mecânica Quântica analisa os sistemas em seu nível mais fundamental e investiga comportamentos de sistemas microscópicos e alguns efeitos em sistemas macroscópicos. Dessa forma, esse segmento da Física estuda a Informação Quântica no nível ontológico.

Um grupo de pesquisadores de Brasília também possui uma proposta de estudo da informação no nível ontológico, através da Teoria Geral da Arquitetura da Informação (LIMA-MARQUES, 2011), que poderá ser enriquecida pelas contribuições da Mecânica Quântica.

Algumas questões são consideradas para provocar uma discussão e nortear esta pesquisa:

  1. A ideia de Informação na Mecânica Quântica é homomórfica com a ideia de Informação em Arquitetura da Informação?
  2. A Mecânica Quântica pode confirmar a proposta da Escola de Brasília sobre a natureza da Informação no nível ontológico?
  3. Caso a Mecânica Quântica confirme o status ontológico da Informação, quais são as consequências para o modelo Fenomenológico de Husserl?
  4. É possível uma Arquitetura da Informação Quântica?

Sugere-se que essas questões possam ser consideradas como um ponto de partida para uma contribuição na Ciência da Informação.

Referências:

CRNKOVIC, G. D.; HOFKIRCHNER, W. Floridi’s “Open Problems in Philosophy of Information”, Ten Years Later. Information, v. 2, n. 2, p. 327-359, 23 maio 2011.

FLORIDI, L. Open Problems in the Philosophy of Information. Metaphilosophy, v. 35, n. 4, p. 554-582, jul 2004.

LIMA–MARQUES, M. Outline of a theoretical framework of Architecture of Information: a School of Brasilia proposal. In: BEZIAU, J.-Y.; CONIGLIO, M. E. (Eds.). Logic without Frontiers: Festschrift for Walter Alexandre Carnielli on the Occasion of His 60th Birthday. London: [s.n.], 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *